terça-feira, 29 de julho de 2014

Teresópolis terá Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, aderiu ao projeto do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Piabanha e da Agepav (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na última sexta-feira, 25, na cidade de São José do Vale do Rio Preto. O projeto inclui um estudo técnico sobre o perfil das cidades participantes e apontar suas necessidades, a serem inseridas no plano.

O secretário de Meio Ambiente, André de Mello, representou o Prefeito Arlei na solenidade e falou sobre os benefícios de o município ter o plano. “O plano vai dizer como Teresópolis deve se comportar com relação ao resíduo sólido produzido no município, apontando a melhor destinação para ele. Além disso, estaremos cumprindo a determinação do governo federal de que até 2015 todos os municípios tenham os planos de resíduos sólidos e de saneamento. Quem não tiver, não poderá se candidatar a receber recursos para a realização de programas e de projetos”.

O presidente do Comitê Piabanha, Paulo Leite, explicou sobre as etapas para execução do projeto. “Os municípios receberam o Manual de Referência produzido pela Agevap para a criação do projeto que deverá ser apresentado à Caixa Econômica. Em seguida, será feita licitação para contratação de empresa para criação do plano, que deverá ser aprovado pela população em audiência pública e pela Câmara de Vereadores”.

A vice-presidente do Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), Vera Lúcia Teixeira, e o diretor executivo da Agevap, André Marques, também participaram da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica. Estiveram presentes ainda representantes das prefeituras de São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Areal, que também aderiram ao projeto.

O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O documento não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva.

O plano terá que apontar, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

O subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Leandro Coutinho, também participou do evento e apontou os avanços que poderão ser alcançados a partir do plano. “Esse plano vai ajudar o município a avançar nas questões da coleta de lixo e também no nosso projeto de reciclagem, além da disposição final dos rejeitos. Nós temos um aterro com um prazo de vida útil determinado. Então, futuramente, vamos precisar atender a essa demanda. Assim, o plano vai apontar os caminhos que devemos seguir para termos um saneamento ambientalmente correto com relação aos resíduos sólidos”, ressaltou o biólogo.

Leandro Coutinho aproveitou a oportunidade para convidar a população para o seminário de apresentação do plano de saneamento do município, que está sendo elaborado desde o início do ano. “A próxima etapa acontece no dia 5 de agosto, às 10h, no Teatro Municipal, com a apresentação da caracterização da cidade no que refere ao saneamento. A gente convida a população para participar e dar sua contribuição na produção do nosso plano”.

Texto: Mara Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário