segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Curso de Formação da Guarda Ambiental de Teresópolis

Prefeitura capacita funcionários para formação da guarda municipal ambiental

Teresópolis, 10 de novembro de 2014 – Realizados nesta segunda-feira, dia 10, os dois primeiros módulos básicos da capacitação de Guardas Municipais Ambientais. Participaram cinco agentes civis da Guarda Municipal/Secretaria Municipal Segurança Pública, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e doParque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. A formação atende ao decreto estadual 44.252/2013, que determina a criação da Guarda Municipal Ambiental para que os municípios recebam o repasse de recursos do ICMS Verde - incentivo dado às cidades que investem na preservação ambiental
Além de legislação ambiental municipal, estadual e federal, outros temas abordados na parte teórica do curso foram poluição sonora, do ar, da água e do solo, combate a incêndios florestais e recuperação de áreas degradadas, entre outros. Os participantes receberam todo o material do curso em CD, para estudar. À tarde, o grupo seguiu para o Parque Municipal, a fim de colocar em prática as orientações recebidas. Após o curso, os guardas municipais farão o trabalho de fiscalização ambiental, acompanhados pelos técnicos da secretaria.
Coordenada pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Leandro Coutinho da Graça, a atualização profissional também contou com palestra do engenheiro ambiental Thiago Lima da Silva sobre poluição sonora e o uso do decibelímetro - equipamento utilizado para medir os níveis de ruído.
“A Guarda Municipal já vem trabalhando com o Meio Ambiente em algumas ações pontuais. Esse grupo que está sendo formado agora já vai começar a trabalhar, para que o município continue cumprindo toda a legislação ambiental. Hoje Teresópolis recebe o repasse do ICMS ecológico, e uma das prerrogativas que o município precisa cumprir é ter a sua guarda ambiental. Existe uma legislação municipal criando a guarda e, a cada ano, realizamos uma reciclagem e a formação de novos guardas”, explicou Leandro Coutinho.
Os certificados de conclusão do curso serão entregues no dia 28 de novembro.



Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresópolis
Fotos: Marcelo Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário