terça-feira, 14 de outubro de 2014

Meio Ambiente envolve 50 crianças em ação ambiental

Palestra e plantio de mudas acontecem no Mirante da Granja Guarani

Dando continuidade ao projeto de educação ambiental desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Defesa Civil, Saúde e Serviços Públicos, mais uma ação de conscientização aconteceu nesta segunda-feira, 13, no Mirante da Granja Guarani. Envolvendo 50 crianças da escola municipalizada Professor Silvio Amaral dos Santos, localizada no bairro, o local recebeu o plantio de 40 mudas nativas da mata atlântica para enfatizar a importância do reflorestamento.

O projeto vem sendo realizado desde o início do ano e já alcançou diversas comunidades como Vale da Revolta, Fonte Santa, Vila Muqui, Ilha do Caxangá, Rosário, Lar Tia Anastácia e agora Granja Guarani. Além do plantio, as crianças também participam de palestras e bate-papos com os agentes das secretarias envolvidas, falando sobre a importância da preservação do meio ambiente para melhorar a qualidade de vida da população.
Os temas são variados e vão desde a importância do reflorestamento e da reciclagem até o descarte correto do lixo e as consequências que a destinação inadequada dos detritos pode ocasionar. Além do plantio, o mosquito da Dengue (aedes aegypti), representado por um funcionário caracterizado, também é destaque na ação. Enquanto diverte a criançada, o agente passa informações sobre os cuidados e a prevenção no combate à doença.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, os preparativos para a ação são realizados com antecipação pela secretaria. “Antes de o evento acontecer existe toda uma preparação, como observar as escolas próximas, conversar com a direção e escolher uma área apropriada para as atividades. Depois vamos ao local e preparamos tudo. Limpamos o terreno, fazemos as covas para o cultivo e por último mobilizamos os alunos para a abordagem”, explicou de Mello.
Para a professora Célia Martins, tirar as crianças de dentro da sala de aula já é um atrativo. “Eles adoram fazer atividades fora dos muros da escola. Ficam mais estimulados e percebemos um envolvimento maior deles. Se a gente quiser ter um cenário promissor e construir um futuro melhor devemos começar por eles e agora”, comentou.
Alunas do 5º ano, Flávia Simões e Dara Bernardo gostaram de participar das atividades ao ar livre. “É muito legal plantar árvores. Parece até brincadeira, mas sei que é muito sério porque o ar que respiramos depende das árvores”, disse Flávia. Dara concordou. “O mais importante é que estamos ajudando a natureza a produzir mais oxigênio, que é o ar que precisamos. Sem ele, a gente morre”, argumentou a menina.
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o próximo bairro a ser contemplado com as atividades ambientais será Agriões.
Texto- Gisele Barreto
Secretário de Meio Ambiente, André de Mello, faz palestra de educação ambiental para alunos da escola municipalizada Professor Silvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani


Alunos da rede municipal participam de plantio de mudas nativas no Mirante da Granja Guarani

Além do plantio, o mosquito da Dengue (aedes aegypti), caracterizado por um funcionário, também é destaque na ação

Subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, conversa sobre a importância da preservação do meio ambiente
Fotos – Marcelo Rosa e Vanusa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário